Enter your keyword

AMIL migra parte de sua carteira de beneficiários para outra operadora: APS

Dicas, artigos e informações de credibilidade

AMIL migra parte de sua carteira de beneficiários para outra operadora: APS

AMIL migra parte de sua carteira de beneficiários para outra operadora: APS

A AMIL, maior operadora de planos de saúde do país, comunicou em dezembro de 2021 em seu website e via e-mail em 27 de dezembro de 2021 que, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, parte da sua carteira de beneficiários seriam transferidos para OUTRA operadora, deixando a AMIL de ser a operadora do plano de saúde individual ou familiar de quem reside nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Logo, os beneficiários de planos coletivos por adesão ou empresariais, por exemplo, além dos individuais e familiares que residam em outros Estados brasileiros que não um dos três citados permanecem sendo geridos e administrados pela AMIL.

Segundo a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar (original aqui), 337.459 beneficiários de planos individuais e familiares da operadora AMIL (ANS nº 326305), residentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, passarão a ser atendidos pela operadora A.P.S – Assistência Personalizada à Saúde (ANS nº 406708).

Trata-se de uma transferência, portanto, parcial.

Ainda de acordo com a agência, a transferência parcial de carteira da AMIL foi autorizada pela ANS conforme determina a Resolução Normativa nº 112/2005 e que a mudança assegura aos beneficiários a manutenção das mesmas regras do plano de saúde firmado com a AMIL. As duas operadoras fazem parte do mesmo grupo econômico (UnitedHealthGroup) e a rede prestadora de serviços continuará a mesma, de forma que os beneficiários poderão manter seus agendamentos e autorizações em curso.

A mudança, abrupta, pegou muitos beneficiários desprevenidos e, assustados.

Diferentemente do que ocorreu no passado, quando a AMIL comprou a operadora concorrente MEDIAL, onde o procedimento foi amplamente divulgado, com prazo e com diversos informes nos mais diversos meios de comunicação, a atual situação (que difere da citada aquisição, visto tratar-se de transferência parcial de carteira), foi minimizada pela própria AMIL, que limitou-se a enviar um e-mail apenas 4 (quatro) dias antes da migração e um comunicado de pouco destaque em seu website.

A AMIL, de todo modo, elaborou uma série de Perguntas e Respostas mais frequentes sobre a situação, a qual transcrevemos:

Tópicos neste artigo

Perguntas Frequentes

De que trata essa mudança?

A transferência parcial de carteira é um processo regulado e autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar no qual parte da carteira de uma operadora de planos de saúde é transferida para outra.

O que muda em meu plano?

Nada mudará para você. Todos os seus direitos e benefícios continuam plenamente assegurados e você poderá continuar utilizando o seu plano normalmente, com a mesma rede credenciada, o mesmo contrato celebrado, os mesmos valores de mensalidade e regras de reajuste, sem nenhuma interrupção contratual.

Essa mudança foi aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar?

Sim. Foi acompanhado e aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, que, da mesma forma que nós, tem como foco principal garantir a qualidade do atendimento prestado a você.

A partir de quando entra em vigor?

A partir de 1º de Janeiro de 2022.

Preciso realizar alguma ação?

A transferência é automática e você não precisa realizar nenhuma ação nem assinar nenhum novo documento.

Quais beneficiários serão transferidos?

A transferência parcial da carteira envolve os contratos de beneficiários de planos individuais/familiares dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, de acordo com o endereço de residência do contratante cadastrado na operadora.

Meus dependentes moram em outra região, também serão transferidos?

Na cessão de carteira, todo o contrato é transferido.

O que acontece com beneficiários de planos individuais/familiares de regiões não transferidas?

Nada muda, permanecendo a Amil a operada responsável por estes contratos.

Esta transferência inclui contratos de planos coletivos e/ou por adesão?

Nada muda para planos coletivos e/ou por adesão, permanecendo a Amil como Operadora.

O que é a APS?

A Assistência Personalizada à Saúde (APS) é uma operadora de planos de saúde autorizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar a atuar no mercado de saúde suplementar, assim como a Amil.

Continuo a contar com atendimentos na rede credenciada do meu plano individual/familiar pela Amil?

Nada muda, a rede permanece a mesma e os canais de atendimento também.

A cobertura do meu plano atual será mantida?

Serão mantidas as condições de cobertura expressas em contrato e todas as demais condições contratuais.

Será implementado algum período de carência nesta mudança?

Não haverá exigência de cumprimento de novos períodos de carência após a transferência.

As minhas condições em contrato serão alteradas?

Não. Serão mantidas as condições contratuais.

Estou em tratamento atualmente, ele será interrompido?

Não, os tratamentos em curso continuarão normalmente. Inclusive, pacientes internados ou em tratamento continuado permanecem sem nenhuma interrupção.

As consultas e exames que tenho agendadas terão algum impacto?

A forma de garantia dos atendimentos permanece a mesma, seja consultas, exames, terapias, internações, atendimentos de urgência/emergência.

Terá mudança na rede de atendimento?

A rede de atendimento permanece a mesma e se você tiver algum pedido em análise para ser autorizado ou procedimento já agendado, o fluxo continuará o mesmo, não precisando ser revalidada pela APS.

Haverá alguma mudança nos atendimentos que já estão com senha liberada?

Não haverá mudança.

Os telefones de contatos e os canais de atendimento da Amil (site e app) permanecerão disponíveis para o meu atendimento?

Sim.

Posso fazer novos agendamentos de atendimentos normalmente?

Sim, você pode continuar a usar os canais habituais.

Pacientes em home care terão seu atendimento mantido?

Sim, os atendimentos serão mantidos.

Posso continuar a fazer pedidos de reembolso?

Sim, de acordo as regras contratuais vigentes e nos mesmos canais atualmente disponíveis.

Para efeitos do IR 2022, ano base 2021, continuarei a usar os demonstrativos extraídos do site da Amil?

Sim.

Há alguma alteração no meu pagamento mensal do plano?

Não, os valores seguem com as mesmas regras.

O reajuste do plano seguirá as mesmas regras? A data de reajuste será mantida?

Sim, as regras vigentes serão mantidas.

Como faço para incluir/excluir dependentes de planos individuais/familiares após a transferência?

Estão mantidos os canais para inclusão e exclusão de dependentes, pelo site ou pelo call center.

A utilização de Token para atendimento está mantida pelos canais da Amil?

Sim, permanecem as mesmas condições para autorização de atendimento e procedimentos pela Amil.

Os prestadores médicos e laboratórios credenciados no meu plano foram informados da mudança e continuarão a me atender?

Sim. Os prestadores permanecem com o vínculo com a Amil e passam a atender aos beneficiários da APS por acordo entre as operadoras, na forma regulamentada pela ANS, não trazendo prejuízo aos beneficiários.

Se eu quiser cancelar o meu plano atual individual/familiar, como faço?

Nada muda, você pode usar os canais atuais, como o site e o Call Center.

Meu boleto continua no nome da Amil, posso pagar?

Os boletos já gerados em nome da Amil continuam válidos e podem ser pagos regularmente.

Meu número de cliente na carteirinha do plano será alterado?

Não haverá alteração neste número. Oportunamente, a APS enviará nova carteira que em nada modificará as coberturas e garantias contratadas.

Como a Amil comunicou essa mudança?

Após autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, a transferência da carteira foi comunicada à imprensa, pelos e-mails cadastrados na Amil pelos beneficiários envolvidos na transação, no site da Amil e, seguindo as disposições da ANS, via correspondência e comunicado em jornal.

Precisa de ajuda?

Nossa equipe está à sua disposição para te ajudar com o que você precisar, fale com a gente:

  • Chame no WhatsApp (aqui)
  • Chame no Messenger (aqui)
  • Ou diretamente pelo site (aqui)

Nossa especialidade é apresentar soluções e facilitar a sua vida.